Código de conduta

ÍNDICE

 

INTRODUÇÃO
1 - REGRAS DE CONDUTA DO JOGO
1.1 - Exploit
1.2 - Scam
1.3 - Metagaming
1.4 - Griefing
1.5 - Uso de cartão de crédito de terceiros

 

2 - REGRAS DA COMUNIDADE
2.1 - Assédio
2.2 - Ameaças
2.3 - Violação de integridade e privacidade
2.4 - Contestação ou denúncias indevidas
2.5 - Violação de propriedade intelectual

 

3 - REGRAS DO CHAT
3.1 - Penalidades por infrações nos chats

 

4 - REGRAS DO FÓRUM
4.1 - Conteúdo abusivo
4.2 - Críticas
4.3 - Impropriedade de conteúdo ou de forma

 

5 - NOMENCLATURA, IDENTIFICAÇÃO E PERSONIFICAÇÃO
5.1 - Nomes de usuário e senhas
5.2 - Proteção de conta
5.3 - Personagens
5.4 - Identificação
5.5 - Violações e punições
5.6 - Avisos importantes

 

6 - TABELA DE PENALIDADES
6.1 - Infrações
6.2 - Observações sobre as punições
6.3 - Pedido de revisão
6.4 - Da progressão e status

 

7 - INTERAÇÃO COM GAME MASTERS
7.1 - Tentar enganar um Game Master
7.2 - Ignorar instruções
7.3 - Assediar a equipe
7.4 - Uso de linguagem abusiva

 

INTRODUÇÃO

Os produtos oferecidos pela Hoplon Infotainment são jogos baseados em habilidades mentais, licenciados para serem jogados em caráter amador e recreativo, sob regras éticas usuais em jogos congêneres.

 

Este Código de Conduta tem como objetivo informar aos jogadores o conjunto de regras aplicáveis a todos os jogos oferecidos pela Hoplon visando garantir a diversão e uma convivência harmoniosas de todos. As normas aqui descritas aplicam-se a todos os jogos, tais como o Taikodom: Living Universe, APB Reloaded e quaisquer outros oferecidos pela Hoplon, e a quaisquer interações entre os jogadores dentro dos ambientes e recursos oferecidos pela Hoplon, incluindo:

 

- Jogos publicados: Taikodom: Living Universe e APB Reloaded;
- Fórum oficial;
- Chat interno dos Jogos;
- Interpretação, nomeação e ações dos personagens no Jogo;
- Redes sociais como Facebook, Twitter e quaisquer outras;
- Ambientes de interação com funcionários da Hoplon.

 

Estas regras baseiam-se nos princípios de respeito a todos os jogadores, ao patrimônio moral, intelectual e material da Hoplon e a seus funcionários. As regras aqui estabelecidas não dispensam o atendimento dos deveres de boa fé e de lealdade, em caso de quaisquer lacunas ou omissões neste Código de Conduta.

 

1 - REGRAS DE CONDUTA DO JOGO

Este documento compreende um conjunto de normas específicas para o jogo sobre condutas dos jogadores que prejudicam ou denigrem a jogabilidade, o equilíbrio, a estabilidade do serviço e/ou a qualidade dos jogos.

 

1.1 - Exploit

“Exploit” tem como significado o abuso das mecânicas do jogo, ou seja, a utilização de uma vantagem proveniente de falha técnica/mecânica ou comportamento inesperado de dispositivos do jogo. Todos os exploits descobertos pelos jogadores devem ser comunicados diretamente ao suporte via chamado de suporte. Ocorre o ato de exploit nas seguintes situações:

 

1. Uso de falhas de programação ou de mecânica de jogo para obter vantagens pessoais ou para um grupo de jogadores;
2. Uso de falhas de programação ou de mecânica de jogo para ‘matar’ personagens/atrapalhar outros jogadores;
3. Uso de falhas de programação ou de mecânica de jogo para tornar inacessível parte do conteúdo do Jogo;
4. Uso de falhas de programação ou de mecânica de jogo para tornar inacessível qualquer serviço provido pela Hoplon;
5. Induzir comportamento inesperado do equipamento cliente ou servidor de jogo que resulte em quaisquer dos itens anteriores;
6. Induzir comportamento inesperado do equipamento cliente ou servidor de jogo que resulte em instabilidade de qualquer serviço provido pela Hoplon.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Gravíssimas".

 

1.2 - Scam

Constitui como “scam” a obtenção de qualquer benefício no jogo através da omissão de informação, fraude ou abuso da ingenuidade de outro jogador. Por exemplo, fazer-se passar por Game Master (GM) e exigir um item de um jogador é uma infração gravíssima e será passível de punição.

 

É importante ressaltar que o scam é também chamado de fraude de confiança, ou seja, caso um jogador se comprometa a determinada ação com outro jogador dentro do universo do jogo e não cumpra, consideramos que o scam foi realizado, visto que houve fraude de confiança.  Enganar um jogador para roubar sua conta, dinheiro ou quaisquer elementos exteriores ao jogo, o que é não apenas uma violação das Regras de Conduta, mas também é crime.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Gravíssimas".

 

1.3 - Metagaming

“Metagaming” significa a violação da integridade do jogo, permuta ou interação entre elementos do jogo e elementos externos (agentes, ferramentas ou recursos).

 

1.3.1 - Permutar ou negociar dinheiro real por conteúdo ou vantagens no jogo, tais como:

1. Itens (carros, naves, armas, etc);
2. Personagens;
3. Moeda do Jogo;
4. Contas de Jogo;
5. Fazer ou promover apostas.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Terminais".

 

1.3.2 - Uso de ferramentas externas que afetam diretamente a jogabilidade, tais como:

1. Macros (caso detectados pelo sistema anti-cheat);
2. Add-ons não reconhecidos como válidos pela Hoplon;
3. Loggers;
4. Hacks.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Terminais".

 

1.3.3 - Modificação ou violação total ou parcial de equipamento cliente do Jogo, instalador, servidor ou serviços associados, incluindo:

1. Data mining;
2. Engenharia reversa;
3. Alteração, remoção, descompilação ou substituição de pacotes;
4. Sniffers;

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Terminais".

 

1.4 - Griefing

Provocações irrazoáveis ou perseguições pessoais por comunicações ou por ações no jogo  que contrariam os objetivos da jogabilidade. Comportamentos de griefing ocorrem de diferentes maneiras e são todos passíveis de punição:

1. Recusar a participar das missões, prejudicando seu grupo, seja por estar ausante (AFK), por inatividade ou recusando-se a participar dos objetivos repetidamente;
2. Aproveitar-se de algum bug ou problema com habilidades ou itens;
3. Morrer de maneira proposital com o intuito de prejudicar o seu grupo;
4. Interferir ou atrapalhar os jogadores que não estão em missão contra você utilizando-se de itens, ações ou falhas no jogo;
5. Informar a posição de aliados para jogadores inimigos;
6. Remover membros do grupo de forma proposital para que os mesmos não possam receber as recompensas das missões;

 

Infrações desse grupo enquadram-se na categoria "Graves".

 

1.5 - Uso de cartão de crédito de terceiros

O uso de cartão de crédito para aquisição de moedas Hoplon deve ser feito com cartão de titularidade do jogador, seus pais/responsáveis ou com autorização do titular, cabendo a empresa recusar o uso de qualquer outro cartão de crédito. A infração desta regra dificulta a identificação perante empresas de cartão de crédito, compromete as finalidades do cadastramento e prejudica as premissas de jogabilidade.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Terminais".

 

2 - REGRAS DA COMUNIDADE

As regras da comunidade definem um conjunto abrangente de normas que se aplicam à comunidade de jogadores em quaisquer veículos ou mídias, como no jogo, fórum, redes sociais, chat do jogo ou chat de suporte. Observe que todos esses itens têm regras particulares que se aplicam em acréscimo às regras aqui listadas, o que não as invalida ou exclui.

 

2.1 - Assédio

Qualifica-se como assédio todo tipo de comunicação, divulgação ou interação de cunho ofensivo, ilegal e/ou não solicitado. São consideradas como infrações:

 

2.1.1 - Utilizar texto escrito, sons ou imagens para:

1. Insultar ou promover discriminação e/ou ódio contra pessoas de diferentes nacionalidades;
2. Insultar ou promover discriminação e/ou ódio contra pessoas de diferentes orientações sexuais ou gênero;
3. Insultar ou promover discriminação e/ou ódio contra pessoas de diferentes raças e etnias;
4. Insultar ou promover discriminação e/ou ódio contra pessoas de diferentes religiões e crenças;
5. Insultar ou promover discriminação e/ou ódio contra pessoas por motivos políticos ou ideológicos, ou em razão de qualquer outro fator que não os acima elencados.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Gravíssimas".

 

2.1.2 - Fazer menção ou referência de incentivo ou apologia a:

1. Drogas ou qualquer outra substância ilegal;
2. Produtos e/ou serviços fora do contexto do jogo com o objetivo de marketing desses produtos e/ou serviços, sem autorização formal prévia da Hoplon;
3. Venda de itens ou contas do jogo por dinheiro real;
4. Pornografia ou obscenidade explícita.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Graves".

 

2.2 - Ameaças

Esta categoria inclui ofensas diretas ou indiretas e/ou links para websites que contenham textos ou imagens referentes a atos de violência contra usuários fora dos jogos. Jogadores envolvidos com estas ações sofrerão as seguintes punições::

 

1. Suspensão temporária;
2. Suspensão permanente em caso de reincidência.

 

2.3 - Violação de integridade e privacidade

Significa violações da privacidade, intimidade, confidencialidade ou integridade, ou ameaças à empresa, seus funcionários ou colaboradores. Atitudes consideradas como violações:

 

1. Utilização ou divulgação de informações confidenciais da Hoplon ou de seus projetos, sem autorização formal prévia;
2. Utilização ou divulgação de informações pessoais de funcionários ou colaboradores da Hoplon;
3. Captação ou busca de informações pessoais de funcionários ou colaboradores da Hoplon;
4. Difamação de funcionários ou colaboradores da Hoplon.
5. Tentativa de estabelecer comunicação com funcionários ou colaboradores da Hoplon fora dos canais próprios indicados nas regras do jogo.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Gravíssimas".

 

2.4 - Contestação ou denúncias indevidas

Significa contestar ou denunciar indevidamente as atitudes da moderação ou mediação, ou em relação à Hoplon, seus funcionários, colaboradores ou moderadores. Atitudes consideradas como infrações:

 

2.4.1 - Contestação:

1. Contestar atitudes ou medidas da moderação por meio de outros veículos ou mídias que não o envio de chamado de suporte (ticket);
2. Reincidir na contestação fora de tal canal de recebimento de contestações ou denúncias;
3. Divulgar qualquer tipo de moderação e/ou de penalidade aplicadas;
4. Impedir Game Masters (GM) e membros da equipe de suporte da Hoplon de efetuarem seus trabalhos como atividades de inspeção e/ou orientação das atividades dos usuários dentro do jogo, nos sites, fóruns, nas ferramentas e outros canais a ele associados.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Graves".

 

2.4.2 - Acusação ou reclamação indevidas:

1. Acusações contra funcionários ou colaboradores da Hoplon, moderadores ou demais membros da equipe do jogo feitas por outras vias que não o chamado de suporte (ticket);
2. Acusações contra funcionários ou colaboradores da Hoplon, moderadores ou demais membros da equipe do jogo feitas sem provas;
3. Qualquer tipo de calúnia, injúria ou difamação públicas.

 

Infrações desse grupo enquadram-se na categoria "Gravíssimas".

 

2.4.3 - Difamação contra a Hoplon

1. Acusações infundadas feitas à Hoplon, sob qualquer pretexto, em qualquer veículo ou mídia;
2. Queixas ou comentários prejudiciais ou depreciativos sobre a Hoplon, ou sobre quaisquer de seus projetos ou estruturas, sem argumentos sólidos.

 

Infrações desse grupo enquadram-se na categoria "Gravíssimas".

 

2.5 - Violação de propriedade intelectual

Enquadram-se neste item todas as violações de propriedade intelectual, seja da Hoplon ou de terceiros, e divulgação de conteúdo sem autorização prévia.

 

1. Divulgar, distribuir ou promover, em qualquer circunstância, softwares e conteúdos “piratas” ou qualquer outro item de propriedade intelectual sem a autorização prévia do detentor de seus direitos;
2. Também é considerada como infração remeter, indicar ou facilitar o acesso a qualquer destes itens acima.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Gravíssimas".

 

3 - REGRAS DO CHAT

Visando a manter a qualidade do serviço de comunicação e o bom andamento das conversas nas salas de chat dos jogos e no chat de suporte, a Hoplon se reserva o direito de, a qualquer momento e a seu exclusivo critério, retirar dos meios de comunicação por ela disponibilizados os usuários do chat que desrespeitarem as regras abaixo:

 

1. Tratar todos os usuários do chat com respeito e não usar os chats no jogo para ameaçar, molestar ou abusar de outros usuários.

 

2. É proibida toda e qualquer forma de discriminação, inclusive porque o jogo é um aplicativo social massivo, frequentado por jogadores de diferentes origens - portanto, é preciso manter o respeito em qualquer circunstância.

 

3. É proibida qualquer tentativa de chamar mais atenção do que os demais usuários do chat, como utilizar excessivamente letras maiúsculas (CAPS) e cometer floods (repetições), bumping (forçar popularidade) ou fazer reclamações infundadas. A punição para isso será julgada a cada caso, a critério exclusivo da Hoplon. Não usar SPAM nos serviços de chat do Jogo. Spam significa envio massivo ou repetido de mensagens (solicitadas ou não, e com ou sem interesse para os destinatários).

 

4. Não será tolerada a tentativa de se passar por funcionário ou colaborador da Hoplon, Game Master, moderador ou qualquer outro usuário registrado, pois isso é uma uma forma desleal e ilegal de participação.

 

5. É proibido usar o chat do Jogo com o objetivo de remeter (“linkar”) a outros sites que violem as Regras de Conduta.

 

6. Você é responsável por todas as suas ações quando participar dos chats do Jogo. Lembre-se: você é responsável por tudo o que escrever.

 

7. Você é responsável por proteger seu computador contra interferências ou vírus que possam ser encontrados na Internet ou nos chats do Jogo.

 

8. Não é permitido qualquer tipo de comércio por parte dos jogadores, visando investimento ou lucro em dinheiro real.

 

9. A Hoplon reserva-se o direito de banir quaisquer participantes do chat que violem qualquer das regras acima (os casos serão avaliados individualmente, a critério exclusivo da Hoplon).

 

10. Todo e qualquer tipo de reclamação referente a jogadores ou a funcionários ou colaboradores da Hoplon deve ser enviado via chamado de suporte (ticket). O coordenador de suporte e os Game Masters poderão verificar cada caso e agir de acordo com a necessidade que o caso pareça indicar. Vale lembrar que reclamações feitas em qualquer outro meio de comunicação fornecido pelo Jogo, seja fórum, chat de suporte, redes sociais ou outros, não serão levadas em consideração e poderão ser sumariamente deletadas. Dependendo da gravidade e falta de fundamento da reclamação, seu autor poderá sofrer outras penalidades, conforme determina este Código de Conduta.

 

11. Alerta-se para que em hipótese alguma o jogador forneça qualquer informação pessoal como número de CPF, número de cartão de crédito, nome, endereço, número de telefone, carteira de motorista, senha, etc. Essas informações podem facilmente ser utilizadas para fins ilegais ou prejudiciais.

 

12. Você é responsável por quaisquer ações que possa tomar com base em informações ou conselhos recebidos online. Use seu próprio julgamento para avaliar informações recebidas em qualquer serviço de comunicação e lembre-se de que as informações fornecidas poderão ser de pessoas de qualquer idade ou nível de experiência. A decisão de realizar transações é sua, e você deverá realizar a sua própria investigação antes de tomar qualquer decisão.

 

13. A Hoplon se reserva o direito de alterar ou modificar as Regras de Conduta nos chats a qualquer momento, sem aviso prévio. Assim, você concorda em rever periodicamente este código, para garantir que você esteja fazendo a sua parte.

 

3.1 - Penalidades por infrações nos chats

Níveis de penalidade: As punições serão aplicadas a usuários infratores nos chats e incluirão desde o travamento temporário da conta até o cancelamento permanente. A gradação das penalidades corresponde à classificação das infrações, que vai desde leve até gravíssima.

 

- Leve - Recebe um “kick” (desconexão temporária do usuário no servidor).
- Média - Recebe uma advertência.
- Grave - Conta do Jogo suspensa.
- Gravíssimo - Conta do Jogo banida.

 

A classificação da gravidade da infração será decidida pela equipe da Hoplon, a seu exclusivo critério. Lembre-se: as penalidades existem para aqueles que não cumprem as regras. Se você quiser tão somente jogar o jogo (sozinho ou com outras pessoas) para ter uma experiência divertida, seguindo as regras, então as penalidades não devem preocupá-lo.

 

Lembramos que mandar um chamado de suporte (ticket) é a única forma aceita para denunciar abusos de qualquer natureza que exijam punição. Em favor do bom funcionamento do chat, a Hoplon evita a dispersão de recebimento de denúncias e reclamações, exigindo o direcionamento ao canal apropriado, para poder assegurar ciência e atenção adequadas.

 

4 - REGRAS DO FÓRUM

As regras para o fórum são simples, para que ele possa continuar útil e divertido. Elas tratam do uso do fórum, incluindo sua apresentação, alguns temas e as configurações de usuário.

 

Observação: A aplicação de penalidade para infrações leves ficará a cargo dos moderadores e a critério exclusivo deles.

 

4.1 - Conteúdo abusivo

Abrange todos os posts de caráter destrutivo, impróprio ou inconveniente. São considerados posts com conteúdos abusivos:

 

4.1.1 - Spam

1. Envio não autorizado de propaganda ou marketing.
2. Mensagens inúteis ou fora de contexto.
3. Mensagens claramente fora do escopo do tópico.
4. Mensagens massivas ou repetidas.

 

Infrações que se encaixem neste grupo enquadram-se na categoria "Intermediárias".

 

4.1.2 - Flooding

Significa mensagens repetitivas ou, ainda, expressando o mesmo ponto de vista de mensagens anteriores, sem acrescentar qualquer elemento ou argumento novo à discussão.

 

Infrações que se encaixem neste grupo enquadram-se na categoria "Leves".

 

4.1.3 - Flaming

Significa mensagem com teor provocativo, gratuitamente negativo ou agressivo, geralmente com argumentação infundada e com o intuito de denegrir alguém ou de instigar outros membros da comunidade contra determinado membro da comunidade de jogadores.

 

Infrações que se encaixem neste grupo enquadram-se na categoria "Intermediárias".

 

4.1.4 - Trolling

Significa mensagens despropositadamente antagônicas ou polêmicas, enviadas com o objetivo de gerar discussões ou flames.

 

Infrações que se encaixem neste grupo enquadram-se na categoria "Intermediárias".

 

4.1.5 - Bumping

Significa mensagens sem conteúdo ou contribuição, enviadas com o único propósito de chamar a atenção para algum tópico.

 

Infrações que se encaixem neste grupo enquadram-se na categoria "Leves".

 

4.1.6 - Necro

Significa "ressuscitar" tópicos que estejam inativos há muito tempo.

 

Infrações deste grupo enquadram-se na categoria "Leves".

 

4.1.7 - Ranting

Significa mensagens excessivamente longas, redundantes, enviadas com o único intuito de expressar descontentamento, raiva ou frustração.

 

Infrações que se encaixem neste grupo enquadram-se na categoria "Intermediárias".

 

4.2 - Críticas

A convivência harmoniosa nos jogos exigem que sejam seguidas regras para feedback, de modo que as críticas sejam construtivas. São consideradas críticas não construtivas os posts ou mensagens que contenham:

 

1. Mensagens negativas, que não proponham alternativas ou soluções;
2. Insistência em argumentos ou proposições superados, esclarecidos ou invalidados;
3. Críticas à moderação ou ao comportamento de funcionários ou colaboradores da Hoplon.

 

Infrações que se encaixem neste grupo enquadram-se na categoria "Graves".

 

4.3 - Impropriedade de conteúdo ou de forma

Abrange as mensagens com conteúdo impróprio ou cuja composição ou apresentação sejam inadequadas. Encaixam-se nesta categoria:

 

4.3.1 - Emprego de imagens

1. Imagens de tamanho ou dimensões excessivos, desrespeitando as restrições abaixo:

a. Avatares precisam estar em conformidade com os seguintes parâmetros: formato GIF, JPG ou PNG; tamanho máximo do arquivo: 50 kb; dimensões máximas: 125x125 pixels.

b. Assinaturas precisam estar em conformidade com os seguintes parâmetros: formato GIF, JPG ou PNG; tamanho máximo: 100 kb; dimensões máximas: 468x120 pixels. No caso de texto, o limite máximo é de 500 caracteres.

2. Imagens de tema ou aspecto impróprio ou obsceno.
3. Proibido a utilização de links na assinatura.

 

Infrações que se encaixem neste grupo enquadram-se na categoria "Graves".

 

4.3.2 - Linguagem

1. Uso de expressões ou abreviação de expressões ofensivas;
2. Uso de gírias ofensivas, ou cujo contexto as torne ofensivas;
3. Uso desnecessário de idioma fora do padrão para o tópico em questão;
4. Uso de linguagem ofensiva ou obscena. Neste item, trata-se de Infração "Grave".

 

Excetuando o item 4 acima, as infrações que se encaixem neste grupo enquadram-se na categoria "Leves".

 

4.3.3 - Temática:

1. Mensagens fora do contexto do tópico ou fórum. Infração"Leve";
2. Mensagens de temática imprópria ou obscena. Infração "Intermediária".

 

4.3.4 - Links

1. Postar links para conteúdo perigoso, malware, spyware, vírus;
2. Postar links para conteúdo obsceno, pornográfico ou ilegal;
3. Postar links para conteúdos de outros fóruns ou sites que façam críticas destrutivas ou desmoralizem jogadores, a empresa e/ou seus funcionários.

 

Infrações deste grupo enquadram-se na categoria "Gravíssimas".

 

Observação: Infrações desta categoria podem sofrer punições mais severas quando incorporadas por outras, sejam elas ligadas ao fórum ou comuns a quaisquer interesses da comunidade de jogadores. Um post de cunho preconceituoso, por exemplo, é classificado como assédio e será tratado como tal.

 

 

5 - NOMENCLATURA, IDENTIFICAÇÃO E PERSONIFICAÇÃO

Este Código de Conduta trata também das violações de regras de nomenclatura, identificação e de personificação de jogadores, de personagens, de corporações e de terceiros.

 

5.1 - Nomes de usuário e senhas

A escolha do usuário e senha deve seguir as regras de criação para cada jogo, levando em consideração seu Contrato de Licença. Para se cadastrar nos jogos, é necessário aceitar a licença de uso e ter 13 anos de idade completos ou mais. No caso de menores de 18 anos, a aceitação da licença deverá ser feita pelos seus pais ou responsáveis legais. O nome do usuário e o endereço de e-mail fornecidos devem ser únicos no banco de dados dos jogos.

 

5.2 - Proteção de conta

Os dados de usuário e a senha utilizados no cadastro liberam o acesso a todos os aplicativos disponibilizados pela Hoplon, tais como: site, fórum, jogos, entre outros. Portanto, seu nome de usuário e senha não devem ser fornecidos a outros jogadores ou quaisquer terceiros. Eles são intransferíveis, de uso único e exclusivamente seu. Ninguém, incluindo funcionários da Hoplon, está autorizado a pedir sua senha de acesso, sob qualquer circunstância. Se isso ocorrer, entre imediatamente em contato com a equipe de suporte, dando o máximo de informações sobre a situação, para que seja possível investigá-la. O usuário é o único responsável por proteger as informações da sua conta.

 

1. Não informar seu nome de usuário ou senha para outros jogadores, Game Masters, funcionários ou colaboradores da Hoplon, jogadores que ofereçam ajuda no jogo ou quaisquer outros terceiros.

2. Alterar a senha periodicamente e tomar outras medidas de segurança para proteger a conta. O nome de usuário, entretanto, não pode ser alterado.

3. Não responder ao e-mail de confirmação de cadastro enviado automaticamente pelo sistema do Jogo, nem encaminhá-lo a outras pessoas. A mensagem contém informações que somente o jogador deve conhecer.

4. Caso o proprietário de uma conta a compartilhe com outras pessoas, todas as ações tentadas ou realizadas em qualquer aplicativo disponibilizado pela Hoplon serão passíveis de punição, não importando quem estava de posse da conta no momento da infração. Por isso, a Hoplon recomenda que o usuário não compartilhe sua conta nem informações sobre ela.

5. Caso suspeite que alguém não autorizado obteve acesso à sua conta, o usuário deve informar o fato a um Game Master por meio da abertura de um chamado de suporte. Ele também deve modificar sua senha através da opção de alteração de dados da sua conta, no site do Jogo. Uma nova senha será enviada diretamente para o e-mail utilizado no momento do cadastro.

 

5.3 - Personagens

Os nomes dos personagens devem seguir as regras de criação para cada jogo, levando em consideração seu Contrato de Licença.

 

5.4 - Identificação

É considerado infração ocultar informação ou fornecer informação incompleta, equivocada ou inverídica sobre a verdadeira identidade ou dados de cadastro, nas seguintes circunstâncias:

 

1. No ato de criação de conta de usuário;
2. Em qualquer atualização de perfil ou dados de usuário;
3. Quando inquirido por Game Master ou funcionário formalmente designado e autorizado pela Hoplon;
4. Em qualquer comunicação com a empresa ou seus representantes, incluindo chamados de suporte, solicitação de ajuda e reporte de bug ou de violação de conduta por parte de outro usuário.

 

Infrações que se encaixem nesse grupo enquadram-se na categoria "Terminais".

 

5.5 - Violações e punições

O jogador que utilizar o nome ou qualquer tipo de identificação e personificação que se enquadre em uma das situações descritas abaixo estará sujeito a punição de acordo com a regra prevista para o tipo de infração cometida.

 

5.5.1 - Leves

O usuário que for encontrado utilizando qualquer nomenclatura que se aplique a alguma das violações leves, descritas abaixo, estará sujeito a receber uma advertência, com aviso por e-mail, para que o nome seja alterado pelos Game Masters. O usuário terá um período de até 7 (sete) dias, contados a partir do envio da mensagem de solicitação, para escolher um novo nome.

Nas infrações leves estão incluídos os seguintes casos de violação dos nomes dos personagens (nicks), corporações e dos utilizados como forma de identificação no fórum:

 

5.5.1.1 - Linguagem não articulada. Esta categoria inclui nomes que compõem uma sequência de letras que não produzem um nome pronunciável.

Exemplos: Asdfasdf, Jjxccm, Hvlldrm.

 

5.5.1.2 - Referência indevida ao mundo real. Esta categoria inclui nomes que, claramente ou disfarçadamente, fazem referência a pessoas famosas, lugares, ícones, personagens, bandas ou marcas registradas de sociedades, websites, organizações, autorizados por uma companhia ou um indivíduo

Exemplos: Britneyspears, Floripa, Curitiba, Austinpowers, McDonalds, Bobs, Claro, Vivo, Tim, Goodyear.

 

5.5.1.3 - Sentenças parciais ou completas. Esta categoria inclui nomes compostos por múltiplas palavras (geralmente mais de duas) para criar sentenças parciais ou completas.

Exemplos: ComoVaiVoce, OiTudoBem

 

5.5.2 - Intermediárias

Se um usuário for encontrado utilizando qualquer nomenclatura que se encaixe em alguma das violações impróprias descritas abaixo para identificar seu personagem, companhia ou como forma de identificação no fórum, ele estará sujeito a:

 

- Recebimento de advertência, com aviso por e-mail, para que o nome seja alterado pelos Game Masters. O usuário terá um período de até 7 (sete) dias, contados a partir do envio da mensagem de solicitação, para escolher um novo nome.
- Alteração para um novo nome, gerado aleatoriamente, até que a advertência seja respondida;
- Suspensão de 1 (um) dia (24 horas) do Game / Fórum , depois de expirados os 7 (sete) dias após a solicitação.

 

Nas infrações intermediárias estão incluídos os seguintes casos de violação dos nomes dos personagens (nicks) ou corporações como forma de identificação no fórum:

 

5.5.2.1 - Impróprios

Esta categoria inclui nomes que, claramente ou disfarçadamente, tenham:

1. Referências impróprias à anatomia humana ou ao funcionamento do corpo humano;
2. Referências a drogas ou substâncias ilegais;
3. Qualquer conotação acerca de religiões ou figuras religiosas. Exemplo: Jesus, Buda, Cristão;
4. Referências a grupos ou agremiações políticas, militares, criminosas ou terroristas;
5. Cunho ofensivo.

 

5.5.3 - Graves

Se um usuário for encontrado utilizando qualquer nomenclatura que se encaixe em alguma das violações impróprias descritas abaixo para identificar seu personagem, companhia ou como forma de identificação no fórum, ele estará sujeito a:

 

- Recebimento de advertência, com aviso por Chamado de Suporte para que o nome seja alterado pelos GMs. O usuário terá um período de até 7 (sete) dias, contados a partir do envio da mensagem de solicitação, para escolher um novo nome.
- Alteração para um novo nome, gerado aleatoriamente, até que a advertência seja respondida;
- Suspensão de três dias (72 horas) do Jogo e do fórum, depois de expirados os 7 (sete) dias após a solicitação.

 

Nas infrações graves estão incluídos os seguintes casos de violação dos nomes dos personagens (nicks) e de mau uso dos nomes utilizados como forma de identificação no fórum:

 

5.5.3.1 - Difamação

Esta categoria inclui nomes que, claramente ou disfarçadamente:

1. Insultem outros usuários, seja pelo nome real,personagem ou grupos;
2. Insultem funcionários e/ou colaboradores da Hoplon;

 

5.5.3.2 - Personificação

Esta categoria inclui nomes que, claramente ou disfarçadamente, façam referência a:

1. Game Masters, NPCs (non-player characters, personagens operados pelo sistema do jogo) ou funcionários da Hoplon (seja o nome real ou fictício);
2. Nomes de outros jogadores ou usuários, reais ou fictícios, bem como os de seus personagens.

 

5.5.3.3 - Criações da Hoplon

Identificações já criadas pela HOPLON ou parceiros contidas no Universo Ficcional do jogo Taikodom:Living Universe, no mundo do APB: Reloaded ou qualquer outra nomenclatura existente nos demais jogos a serem publicados pela empresa.

 

5.5.3.4 - Discriminação Racial, Étnica, de Nacionalidade, Gênero, Religião ou Credo. Esta categoria inclui nomes que, claramente ou disfarçadamente:

1. Insultem ou promovam discriminação ou ódio contra pessoas de qualquer raça ou etnia;
2. Insultem ou promovam discriminação ou ódio contra pessoas de qualquer nacionalidade;
3. Insultem ou promovam discriminação ou ódio contra pessoas de qualquer gênero;
4. Insultem ou promovam discriminação ou ódio contra pessoas de qualquer religião ou credo.

 

5.5.3.5 - Orientação Sexual

Esta categoria inclui nomes que, claramente ou disfarçadamente, se refiram a qualquer aspecto de orientação sexual, tanto à própria como a de outros jogadores.

 

5.5.4 - Gravíssimas

Se um usuário for encontrado utilizando qualquer nomenclatura que se encaixe em alguma das violações impróprias descritas abaixo para identificar seu personagem, companhia ou como forma de identificação no fórum, ele estará sujeito a:

 

- Recebimento de advertência, com aviso por chamado de suporte (ticket) para que o nome seja alterado. Será enviado ao jogador um aviso de que seu nome, o nome de sua companhia ou sua TAG é imprópria. Assim sendo, na primeira vez em que o jogador realizar o login e selecionar o personagem para entrar no Jogo, este tendo vínculo com o problema, uma janela abrirá, solicitando que o usuário informe um novo nome para seu personagem, companhia e/ou TAG.

- Suspensão de cinco dias (120 horas) do Jogo e do fórum, depois de expirados os 7 (sete) dias após a solicitação;

- Recebimento de Aviso Final. Caso o usuário infrinja qualquer outra regra de nomenclatura ou de conduta no fórum, chat ou qualquer ambiente do Jogo, relativa aos termos de uso, entre outros, estará sujeito ao banimento sumário de todos os veículos disponibilizados pela Hoplon.

 

Nas infrações gravíssimas estão incluídos os seguintes casos de violação dos nomes dos personagens (nicks) ou corporações e dos nomes utilizados como forma de identificação no fórum:

 

5.5.4.1 - Sexualidade ou violência extrema. Esta categoria inclui nomes que, claramente ou disfarçadamente, façam referência a:

1. Atos sexuais extremos e/ou violentos;
2. Ações extremamente violentas.

 

5.5.4.2 - Obscenidade ou vulgaridade. Esta categoria inclui nomes que, claramente ou disfarçadamente, façam referência a:

1. Pornografia.

 

5.6 - Avisos importantes

 

1. Violações repetidas de regras contidas no Contrato de Licença e Termos de Uso, ou de quaisquer regras disponibilizadas no site da Hoplon , site de jogos e dentro do game, resultarão em suspensão temporária do usuário;

 

2. Mesmo que estejam em outras línguas, os nomes que infringirem as regras de nomenclatura também receberão punição, de acordo com as normas descritas acima;

 

3. A Hoplon se reserva o direito de alterar os nomes que considerar duvidosos a qualquer momento, caso avalie ser necessário ou conveniente, a seu exclusivo critério.

 

4. Nenhum atendente de suporte ou GM fará qualquer alteração de nick do jogador caso não haja violação das regras descritas neste Código, nos Termos de Uso ou no contrato de licença de uso.

 

 

6 - TABELA DE PENALIDADES

As penalidades existem para garantir um ambiente de convívio saudável para todos os jogadores. Para fins de organização, foi estabelecida uma hierarquia entre as infrações e seus níveis de gravidade. Há penalidades para cada nível e progressão em casos de reincidência. A definição do nível de gravidade da violação cometida por um jogador cabe exclusivamente à Hoplon.

 

6.1 - Infrações

Define os níveis de violação das regras e punições correspondentes.

 

6.1.1 - Gravidade: Leve

Infrações leves são condutas inconvenientes, mas que, de forma geral, não comprometem a integridade dos jogos, dos jogadores ou da empresa. São corriqueiras e facilmente contornáveis.

 

Punição: Infrações leves recebem advertência informal ou escrita.

Escalam para o nível de infrações "intermediárias".

 

A advertência é apenas um aviso, lembrando ao jogador que tal conduta não é aceita na comunidade. Mas não deve de maneira alguma ser ignorada. Ela inclui menção ao ato que a desencadeou. Em penas leves, a advertência informal pode ser realizada no local da infração.

 

6.1.2 - Gravidade: Intermediária

Infrações intermediárias interrompem ou comprometem o entretenimento de um ou mais jogadores, são inconvenientes para muitos ou exigem mais atenção da Hoplon, mas não implicam qualquer tipo de reparo ou interferência maior.

 

Punição: Acesso suspenso por 24h e notificação escrita do ocorrido.

Escalam para o nível de infrações "graves".

 

6.1.3 - Gravidade: Grave

Infrações graves interrompem a experiência de Jogo de um ou mais jogadores ou comprometem o entretenimento de vários jogadores. Normalmente consomem tempo ou reparos por parte da Hoplon.

 

Punição: Suspensão de acesso por 3 dias (72 horas).

Escalam para o nível de infrações "gravíssimas".

 

6.1.4 - Gravidade: Gravíssima

Infrações gravíssimas interrompem a experiência de Jogo de vários jogadores ou caracterizam alguma conduta que merece a mais alta reprovação. Normalmente resultam no dispêndio de muito tempo ou recursos da Hoplon.

 

Punição: Suspensão de acesso por 5 dias (120 horas).

Escalam para o nível de infrações "terminais";

 

6.1.5 - Gravidade: Terminal

Infrações terminais, como o nome sugere, têm gravidade tal que não admitem redenção ou segunda chance, de qualquer espécie. Comportamentos destrutivos, ataques ou ameaças à comunidade de jogadores, ao Jogo, à Hoplon ou a quaisquer funcionários ou colaboradores constituem uma infração terminal.

 

Punição: Banimento sumário (por IP ou MAC Address). Banimento de todas as contas e bloqueio de novos cadastros. Nome incluso na lista pública de jogadores banidos.

Não escalam.

 

ATENÇÃO: Infrações classificadas como "terminais" não precisam de qualquer aviso ou punição prévia pra resultar em banimento.
 

Banimento sumário significa cancelamento total do acesso do usuário à comunidade e ao jogo. O usuário continua com acesso de leitura ao fórum em áreas livres para visitantes. Essa punição estende-se a todas as contas e inviabiliza a criação de novo cadastro. O usuário recebe notificação do fato. Nestes casos, o nome do personagem do usuário será incluído em Lista de Banidos disponível para toda a comunidade do jogo.

 

6.2 - Observações sobre as punições

 

1. Algumas medidas de moderação poderão ser aplicadas por moderadores ou por Game Masters. Eles poderão, a seu critério exclusivo, aplicar punições inferiores às previstas, mas apenas para casos de infrações "leves" ou "intermediárias";

2. Todas as punições para infrações mais graves que as "leves" serão acompanhadas, necessariamente, de uma advertência escrita.

3. Punições para infrações “leves” poderão ser restringidas à mídia na qual foi cometida a infração, excluindo-se os casos em que existem ramificações para outras mídias. Isso significa que o usuário que cometer flood ou trolling no fórum, por exemplo, poderá ser suspenso apenas do fórum, desde que a prática em questão não afete o jogo.

 

6.3 - Pedido de revisão

 

1. Pedidos de revisão em relação a qualquer dos itens acima deverão ser enviados a um chamado de suporte

2. Pedidos semelhantes feitos através de quaisquer outros veículos ou mídias serão considerados como contestação indevida da moderação e serão tratados como tal;

3. A aplicação de banimento sumário não admitirá pedido de revisão.


6.4 - Da progressão e status

O escalamento implica não apenas a progressão da punição (para casos de reincidência), mas também a definição do status de cada jogador na comunidade. O status corresponde à infração mais grave já cometida pelo jogador em questão ou em casos de reincidência.

 

Isso significa que o usuário que cometer uma infração que se encaixe na gravidade “intermediária" receberá um status correspondente. O usuário que reincidir em infrações "leves" passará a ter status relativo a infrações "intermediárias". Se estiver em qualquer um dos status anteriores e cometer infração da categoria "intermediária" ou "grave", assumirá esse novo status.

 

Caso a nova infração seja classificada como "gravíssima", o status será diretamente esse, sem passar pelo status de infrações "graves". No caso de o usuário estar no status de infrações "gravíssimas", qualquer nova infração, da categoria "grave" ou pior, resultará em banimento.

 

 

7 - INTERAÇÃO COM GAME MASTERS

 

7.1 - Tentar enganar um Game Master

Se for determinado que um jogador tentou enganar um Game Master, a sua conta poderá sofrer penalidades. Este tipo de atitude inclui dar respostas falsas, reter informações solicitadas, e quaisquer outras tentativas de enganar o GM.

 

7.2 - Ignorar instruções

Muitas vezes será necessário que um Game Master peça para fazer algo, ou que não faça, sempre visando manter o melhor ambiente de jogo possível para todos. Ignorar as instruições pode ser passível de penalidades na conta.

 

7.3 - Assediar a equipe

Lidar com assuntos que já foram resolvidos atrasa a solução de problemas ainda presentes. Portanto, ficar repetidamente criando chamados sobre assuntos que já foram considerados resolvidos é passível de punição em sua conta. O mesmo vale para criar chamados sem conteúdo ou com objetivo diferente de suporte aos jogos da Hoplon.

 

7.4 - Uso de linguagem abusiva

Entendemos que na maioria das vezes que um jogador entra em contato com os Game Masters é porque não está satisfeito, porém, ofender, utilizar de linguagem abusiva/ofensiva em geral durante contato com um GM é improdutivo. Atitudes como essa são passíveis de punição e a conta do jogador pode ser penalizada e o atendimento sumariamente encerrado.